Ícone do site Pereira Barreto.com

Prefeitura Municipal continua realizando ações de conscientização da Campanha Novembro Azul

Compartilhe

Secretaria Municipal de Saúde intensificou durante o mês de novembro as ações de cuidado com a saúde de homem e, sobretudo, com a prevenção do câncer de próstata em Pereira Barreto.

A Prefeitura da estância Turística de Pereira Barreto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando diversas ações neste mês no município com atividades alusivas a Campanha Novembro Azul. Foram realizadas ações no Ponto de Atendimento de Saúde do Complexo Hortifrutigranjeiro e na UBS “Kazuo Namiki”, localizada no KM 11.

Orientações de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata foram abordadas pelos profissionais da saúde à população dos locais visitados, os participantes que compareceram ao encontro puderam tirar duvidas sobre a doença, logo após um delicioso café da manhã foi oferecido gratuitamente. Outras ações deste segmento serão ofertadas a população, até o final deste mês em Pereira Barreto.

A alta incidência da doença no Brasil mostra que as ações preventivas e o acesso à informação são de extrema relevância. De acordo com a SBU, anualmente, há aproximadamente 70 mil novos casos de câncer de próstata no País. Um novo caso é registrado a cada 7 minutos, causando a morte de quase 14 mil brasileiros por causa desta doença.

A Campanha Novembro Azul busca orientar a população masculina, principalmente, sobre o câncer de próstata. Preconceito, falta de informação, ideias equivocadas são algumas das características do comportamento masculino quando o assunto é saúde, sobretudo quando envolve a próstata. O assunto é delicado, por isso, surgiu a ideia de desenvolver uma campanha especialmente voltada ao esclarecimento do tema e quebra de paradigmas, para mudar de vez o cenário nacional, que traz números cada vez mais alarmantes sobre o câncer de próstata.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens. As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até dez vezes se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão. Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Este é um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

Sair da versão mobile