Ícone do site Pereira Barreto.com

Pontos MIS Online exibe “A Guerra dos Paulistas” e promove bate-papo virtual neste sábado

Pontos MIS Online exibe “A Guerra dos Paulistas” e promove bate-papo virtual neste sábado
Compartilhe

Ação integra o #MISemCASA realizada enquanto equipamentos públicos permanecem fechados em colaboração às medidas de contenção ao Covid-19.

O Pontos MIS, programa de difusão cultural do MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realiza semanalmente a exibição digital de um filme seguido de bate-papo ao vivo no canal do YouTube do MIS. Esta edição do Bate-papo de Cinema Pontos MIS traz o documentário “A Guerra dos Paulistas”, com sessão online a partir das 16h. Em seguida, às 18h, acontece um bate-papo sobre a obra.

O documentário “A Guerra dos Paulistas” retrata, de forma didática e acessível, o momento histórico da Revolução Constitucionalista de 1932. A partir de uma narrativa consistente e ilustrada com cenas ficcionais, o filme tenta responder a perguntas como quais foram as motivações para o início guerra; quem estava envolvido, quais os detalhes mais simbólicos do acontecimento e como a guerra se encerrou. A sessão, realizada em parceria com a TV Cultura e a Buriti Filmes, acontece gratuitamente às 16h.

O filme será exibido gratuitamente, mediante inscrição prévia por meio do link que estará disponível a partir das 11h desta quinta-feira (9): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfy6IfJ5CN0XKrFI31NJi8-kaIfohnUTd6Bzie3jVdEtB4okw/closedform

Logo após a sessão, às 18h, acontece um bate-papo ao vivo sobre a obra. A ação acontece no canal do MIS no YouTube. Participam do debate Luiz Bolognesi (cineasta, roteirista, dirigiu o documentário “A Guerra dos Paulistas” e produziu a série documental “Guerras do Brasil.doc”) e Cláudia Viscardi (doutora em História Social, autora entre outros de “A República Revisitada: Construção e Consolidação do Projeto Republicano Brasileiro”), Chico Santos (cineasta, roteirista, especialista em gênero documentário, diretor de “Estamos todos aqui”) e mediação de Matias Pinto (historiador, apresentador do podcast “Xadrez Verbal”).

A campanha #MISemCASA traz novos conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. Diariamente, o canal do Museu no YouTube apresenta conteúdos de seu acervo, além de programações que já aconteciam no Museu e agora passam a ser realizadas digitalmente, como o #CineCiência e o Ciclo de Cinema e Psicanálise. O público também pode conferir novas programações como o Cinema de Acervo, mostra semanal inédita com uma seleção de filmes brasileiros que integram o Acervo do MIS e o Bate-papo de Cinema Pontos MIS.

Os internautas também podem acessar parte do Acervo MIS que está digitalizado. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, têm amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo.

O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado no dia 18 de Março, após a suspensão do funcionamento de seus espaços culturais e programas em decorrência da Covid-19. A ação tem como objetivo estimular o distanciamento social por meio da ampliação do acesso e da oferta de conteúdos virtuais das instituições, corpos artísticos e programas do Estado. Conheça a ação #Culturaemcasa: cultura.sp.gov.br/culturaemcasa/.

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo o Estado de São Paulo, realizado pelo MIS em parceria com prefeituras locais. Com filmes, oficinas práticas e palestras, o programa tem como objetivo formar novos públicos para o cinema brasileiro e internacional não comercial. Durante a contenção da Covid-19, a programação acontece virtualmente nos canais do MIS.

O post Pontos MIS Online exibe “A Guerra dos Paulistas” e promove bate-papo virtual neste sábado apareceu primeiro em Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto.

*Texto divulgado com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pereira Barreto.

Sair da versão mobile