Compartilhe

Os cuidados contra a doença devem continuar ocorrendo

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria de Saúde, atualizou o número de casos de Dengue em 2021. A doença transmitida pelo Aedes Aegypti é um dos grandes problemas a ser combatido diariamente pelo município.

De 1° de janeiro a 06 de maio, o município registrou 397 pessoas diagnosticadas com a doença, enquanto 104 casos foram descartados e ocorreram 550 notificações. Até o momento, 45 munícipes aguardam os resultados.

Os cuidados com os imóveis continuam sendo a principal maneira de combater a doença, evitando o surgimento de focos criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus, que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: Dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; Dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea.

Na Dengue clássica nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39° a 40°), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira. Num período de três a sete dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.

As orientações para combater o mosquito da Dengue são:

– Não deixe nenhum recipiente que acumule água em seu quintal, terreno ou comércio;

– Limpe calhas e lajes, já que as folhas obstruem as passagens da água;

– Verifique se as caixas d’água estão devidamente vedadas.

– Vistorie periodicamente o seu quintal.

O post Prefeitura de Pereira Barreto atualiza o número de casos de Dengue no município apareceu primeiro em Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto.

*Texto divulgado com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pereira Barreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.