Compartilhe

O uso da tecnologia no contexto escolar é algo cada vez mais comum, principalmente neste momento de Pandemia. As atividades não presenciais remotas estão acontecendo desde o ano passado e  a digitalização da educação se tornou uma das únicas alternativas para que as escolas públicas deem continuidade ao processo de aprendizagem durante a pandemia do Coronavírus.  O município oportuniza e complementa as aulas através das Plataformas  Iônica e Google For Education onde os  alunos e professores  tem oportunidade de aulas síncronas e assíncronas,  como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem.

A Secretaria Municipal de Educação através do Sistema FTD de Ensino oferece a Plataforma Iônica  que  é o ambiente digital da FTD Educação que nasceu para conectar estudantes, famílias, professores(as) e gestores(as) em um só lugar. Uma plataforma repleta de recursos e facilidades, com navegação descomplicada e visualização adaptada para todos os tipos de tela: celulares, tablets e computadores. Frente ao momento delicado que estamos vivendo hoje, e tendo em vista a longa jornada que ainda precisaremos percorrer, A FTD Educação acelerou e disponibilizou esse recurso essencial, possibilitando  a partir do ano passado ensinar e aprender por meio de aulas virtuais, sem complicações, sem sair da iônica e o mais importante, sem sair de casa.

Neste ano  ampliamos as ferramentas e em parceria com o Setor de Informática da Prefeitura através do técnico Fabiano Moura, foi implementado um pacote de ferramentas  para facilitar o dia a dia de alunos e professores: o Google for Education.

Google for Education é uma plataforma educacional colaborativa que possibilita às escolas, professores e estudantes extrapolarem a sua criatividade no uso da tecnologia em sala de aula. Trata-se de uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Essa plataforma engloba diversas ferramentas educacionais gratuitas  com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e envolver ainda mais os estudantes, principalmente, crianças e adolescentes. O Google for Education busca levar tecnologia e inovação para o contexto escolar, além das várias extensões que permitem melhorar a sua eficiência, as ferramentas mais populares são:

  • Google Docs — edição de texto;
  • Google Slide — apresentação de slides;
  • Google Sheets — planilha;
  • Google Drive — armazenamento de arquivos;
  • Google Agenda — agenda e calendário online;
  • Google Classroom — sala de aula virtual;
  • Google Hangout — reuniões por vídeo e chat.

 O Google Drive e Google Classroom são, sem dúvida, os mais utilizados. O primeiro permite um armazenamento ilimitado de arquivos, inclusive, todo o material didático fica automaticamente salvo em nuvem e disponível para todos. Já o Classroom funciona como uma espécie de rede social da educação. O professor pode, ali, criar uma experiência muito próxima da interação em sala de aula, pois a ferramenta permite:

  • dar aulas em tempo real;
  • disparar avisos;
  • distribuir tarefas;
  • abrir fóruns de discussão;
  • desenvolver atividades escolares em grupo;
  • responder perguntas dos estudantes.

Os recursos tecnológicos disponibilizados pelo Google for Education estão alinhados com o que há de melhor em termos de metodologias modernas aplicadas à educação. O uso da tecnologia pode impulsionar o aprendizado à medida que os estudantes participam ativamente do processo de construção do conhecimento. Crianças e jovens criativos, estimulados, colaborativos e autônomos são algumas das vantagens dessa plataforma. Estamos em processo de implantação e implementação dessas ferramentas para a rede municipal de ensino.

O post Rede Municipal De Ensino de Pereira Barreto em processo de implantação e implementação de Plataformas Educacionais apareceu primeiro em Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto.

*Texto divulgado com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pereira Barreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.