Ícone do site Pereira Barreto.com

Secretaria Municipal de Saúde recebeu nova doação de kits de EPI de professor da UNESP

Secretaria Municipal de Saúde recebeu nova doação de kits de EPI de professor da UNESP
Compartilhe

Professor da UNESP, que é de Pereira Barreto, desenvolveu um sistema inovador na produção dos EPI.

O pereira-barretense Paulo Sérgio Barbosa dos Santos, que é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) fez a doação nesta semana de mais 130 kits de EPIs para a Secretaria Municipal de Saúde de Pereira Barreto, visando auxiliar no combate do Covid-19, o novo coronavírus. Os kits serão utilizados pelos profissionais atuantes na Santa Casa de Misericórdia, que recebeu 40 kits, e também para os servidores das unidades básicas de saúde (UBS), que receberam 90 kits. No início desde mês, o doutor já havia feito a doação de 40 kits.

Paulo Sérgio Barbosa dos Santos é doutor e docente do curso de Engenharia de Biossistemas da UNESP de Tupã. Ele faz parte do Rotay Club e exerce também o cargo de Diretor de Projetos Humanitários do Rotary Club de Tupã e é Coordenador do Projeto de Fabricação de Protetores Faciais da UNESP/IFSP.

Através de um projeto inovador do professor Paulo Sérgio, a UNESP já fabrica protetores faciais para doar na região. O campus da UNESP, em parceria com o do Instituto Federal de São Paulo, ambos sediados em Tupã, iniciou a fabricação de protetores faciais para doação prioritária à área da Saúde e também à da segurança pública nas cidades da região. O objetivo é proteger os profissionais desses setores do contágio do novo coronavírus. A meta é produzir 2.500 equipamentos em pouco mais de um mês.

A produção dos protetores é feita através da impressão 3D. Cada peça demora cerca de 1h para ser produzida, pesa cerca de 20 gramas e custa aproximadamente R$ 2,60. Os protetores faciais seguem um padrão estabelecido através da Resolução da ANVISA N°356 de 31 de Março de 2020 e também pela Norma da ABNT 16.360:2015.

As peças impressas em 3D são montadas com as viseiras de policarbonato. Os protetores faciais passam por um processo de higienização e secagem. Depois de secados os protetores são montados os elásticos. Por fim, os protetores faciais são colocados dentro de uma embalagem plástica e junto é colocado um panfleto de divulgação do projeto com os parceiros.

Mas para isso, além das três impressoras 3D em operação, a linha de produção precisa de mais três máquinas desse tipo. Doações para subsidiar o projeto podem ser feitas pela internet no link http:// vaka.me/985136.

O post Secretaria Municipal de Saúde recebeu nova doação de kits de EPI de professor da UNESP apareceu primeiro em Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto.

*Texto divulgado com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pereira Barreto.

Sair da versão mobile