Compartilhe

O Calor e a baixa umidade seguem implacáveis em grande parte do país, mas na região Noroeste Paulista, o calor parece ser maior ainda!

No dia de hoje (quarta 30/09) a umidade mínima chegou aos 12.9% na estação agrometeorológica da UNESP instalada na Fazenda Bonança em Pereira Barreto às 14h46, e no quesito temperatura a registrada nesta data foi a maior da história com impressionantes 44.0 Cº às 13h31, sendo provavelmente a maior temperatura registrada no dia de hoje no Brasil.

Reprodução do site: http://clima.feis.unesp.br/

Já fazem 94 dias que não chove mais que 10 mm na cidade, sendo a Última chuva considerada relevante para a agricultura em 27/06/2020 com o acumulado de 18.5 mm.

Os próximos dias como mostram as informações do portal do CPTEC/INPE serão piores ainda pois as temperaturas mínimas ficaram mais elevadas, diminuindo o refresco que ocorre durante a noite/madrugada, já o prognostico de chuva é desolador, sem nenhuma gota prevista até 08/10 ao menos . A maioria dos institutos indicam o retorno das chuvas apenas para depois do dia 15 de outubro, contudo os modelos numéricos que a segunda quinzena será bem chuvosa em todo o Brasil Central.

Como a Primavera é uma estação de transição entre dias mais curtos, frio do inverno e a maior incidência de raios solares e o calor do Verão, muitas vezes nem sempre a previsão do tempo é assertiva, e pancadas de chuvas inesperadas (convectivas) acontecem em muitas áreas do país nesta época mesmo sem precisão prévia, é o que boa parte da população e nós do Pereira Barreto .com esperamos que aconteça em breve, enquanto isso lembre-se de se hidratar muito bem e evitar exercícios ao ar livre das 10h às 16h.

Mapa de previsão numérica de acumulado de chuva na América do Sul até o dia 16/10
http://wxmaps.org/pix/prec8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.