Compartilhe

Ação contempla entrega de kit de material escolar aos alunos do 5º ao 9º ano da unidade escolar. A novidade este ano será a experiência com Realidade Virtual.

O Grupo EDP Renováveis, através do Instituto EDP (IEDP), contemplou neste ano a EMEB “Maria Elza Aguiar Domingues” com o Programa “EDP nas Escolas”. O lançamento do programa na unidade escolar foi realizada na manhã desta terça-feira (18) e contou com a presença do Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Emílio Chiesa, representando o Prefeito Joãozinho, do Secretário Municipal de Habitação e Trânsito, Oswaldo Esperança, da Secretária Municipal de Educação, Maria José Carneiro, do Assessor de Comunicação Social, Marcos Leon e do vereador Victor Fernando Fachini, além do Assessor de Diretoria do Instituto EDP, Paulo Ramicelli.

Em sua 18ª edição, a iniciativa é o principal projeto do Instituto EDP, instituição que gere os investimentos socioambientais do Grupo EDP. Aproximadamente 1200 alunos da rede pública do estado serão, diretamente, beneficiados. Nacionalmente, o projeto atenderá 9305 alunos em 38 escolas de sete Estados brasileiros. Em Pereira Barreto, o projeto contemplará centenas alunos da EMEB “Maria Elza de Aguiar Domingues”. Em 2020, o programa tem como tema “Energia para Preservar Nossa Biodiversidade”.

O projeto irá realizar, ao longo do ano, diferentes ações na escola durante todo o ano. A primeira delas foi a entrega de kits escolares com itens essenciais da rotina estudantil, como mochila, cadernos, lápis, apontador, canetas, cola, entre outros. A grande novidade em 2020 é o “Realidade Virtual nas Escolas”, que vai levar aos alunos a experiência da realidade virtual. A iniciativa permitirá a interface dos estudantes e professores com a biodiversidade, usando a tecnologia para conscientizar sobre a importância de preservar e conhecer os biomas brasileiros.

O programa é realizado pela EDP e coordenado pelo Instituto EDP, que em conjunto com as secretarias municipais de educação, promove ações durante o período letivo, visando a melhoria da qualidade da vida estudantil. A ação incentiva, capacita e premia o potencial criativo de crianças e adolescentes nas escolas.

O EDP nas Escolas também realiza o concurso Arte com Energia, a iniciativa vai utilizar a intervenção e expressão artística como instrumento para estimular a reflexão sobre a importância da preservação e relevância da rica biodiversidade do Brasil.

O concurso envolve alunos e professores entre março e outubro. Os alunos vencedores em cada escola recebem premiações. Em todo Brasil, professores, diretores e coordenadores pedagógicos das três escolas que mais se destacarem, serão premiados com o curso de Capacitação em Arte, a ser ministrado em São Paulo, em Novembro. Os professores também recebem atenção especial do projeto. Entre abril e junho, eles vão passar por uma capacitação para o desenvolvimento e fortalecimento de competências socioemocionais, com ação integrada de formação acerca da temática de Biodiversidade.

O EDP nas Escolas está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Em 2019, segundo avaliação dos diretores escolares, o Programa contribuiu fortemente com o Desempenho Educacional, incentivou a leitura e a escrita e conscientizou a comunidade escolar para o respeito aos valores humanos.

“O Programa EDP nas Escolas já é uma tradição. Desde 2002, contribuímos para o desenvolvimento educacional e social de jovens, crianças e educadores de todo o Brasil, e isso é motivo de muito orgulho para nós”, comenta Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2019, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 82 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia.

O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

O post Alunos da EMEB “Maria Elza de Aguiar Domingues” são beneficiados pelo Programa “EDP nas Escolas” apareceu primeiro em Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto.

*Texto divulgado com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pereira Barreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.