Compartilhe

Vários relatos de Internautas circularam no Whatsapp afirmando que uma “fila de luzes no céu” foram avistadas em Andradina e Ilha Solteira por volta das 20h deste domingo 8/12, no Twitter moradores da Capital do estado de São Paulo e outros lugares do Brasil também disseram que observaram as luzes, veja um vídeo abaixo:

No entanto, temos uma explicação:

As luzes vistas no céu de Andradina e de Ilha Solteira são os satélites Starlink, da SpaceX, que buscam criar uma rede para que, no futuro, ofereçam internet para todo o mundo. Segundo Elon Musk, CEO da empresa, os satélites orbitam há uma altura que pode variar de 350 a 1.150 quilômetros em relação à superfície da Terra, e por isso podem ser vistos facilmente, com o tempo o “Trem” é separado e cada satélite se posiciona na posição orbital de operação.

Os primeiros 60 satélites foram lançados em maio, e Elon Musk publicou o primeiro tweet usando essa rede em novembro.

A rede da SpaceX inicialmente teria cerca de 12.000 satélites, mas a empresa já solicitou permissão para lançar um total de 42.000, o que exigirá pelo menos 700 lançamentos iguais aos realizados.

Com eles, eles procurarão reduzir a latência mundial e levar a latência da Internet de 1 Gbps e 25 ms para qualquer lugar do mundo, não importa o quão isolada esteja uma casa.

No meio de novembro 60 novos satélites se juntaram aos lançados em maio. Há mais de 2.100 satélites ativos em órbita em volta da Terra, e a possibilidade de adicionar 42.000 gera preocupação.

No último sábado 7/12 as mesmas luzes foram vistas no Sul do País, segundo sites daquela região.

O site https://heavens-above.com monitora as passagens de objetos como satélites e a Estação Espacial Internacional, e a equipe do Pereira Barreto.com consultou o site e verificou por meio das ferramentas disponíveis, que os satélites realmente estiveram visíveis para a nossa região como mostra a imagem abaixo com a trajetória dos objetos da Space X:

Mapa 3D do site mostra trajetória dos satélites lançados recentemente pela Space X – Reprodução https://www.heavens-above.com/StarLink.aspx .

Ainda de acordo com o site as “luzes perfiladas” poderão ser vistas nos próximos dias, amanhã por exemplo, dia 9/12, caso o tempo colabore (sem nuvens), os satélites poderão ser vistos entre as 19h55 e 21h, mas o auge de passagens (22 no intervalo) será aproximadamente das 20h28 às 20h35, com magnitude entre 3 e 6 (lembrando que quanto menor o número da magnitude mais forte é o brilho do objeto), os objetos virão de OSO (oés-sudoeste) para NO (Noroeste), na cidade de Pereira Barreto, a Praia Pôr do Sol é um excelente local para observação, os Satélites aparecerão acima do horizonte, cruzando o céu por “cima” de Vênus (Estrela d’Alva), podemos dizer como referência “próximo” a Ponte Nova até desaparecerem à Noroeste.

Para mais detalhes sobre a posição e como ver os “Starlink” consulte o site:

https://heavens-above.com/AllPassesFromLaunch.aspx?lat=-20.649&lng=-51.106&loc=Pereira+Barreto&alt=0&tz=EBST

ou o mapa 3D: https://www.heavens-above.com/StarLink.aspx .

Imagem/ Reprodução Internet – Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.